O Big Data atingiu sua empresa?

Idéias (insights), intelecto, e opiniões são críticas para um rigoroso processo de tomada de decisões. Com o avanço das tecnologias de armazenamento, tratamento e análise da grande massa de dados e informações disponíveis, é fundamental que as empresas conheçam e façam uso deste imenso arsenal.

Por Paulo Silveira

 

 

Toda companhia, organização e indústria tem um conjunto de valores e sensos-comuns de verdades incontestáveis, que foram se estabelecendo no decorrer do tempo, sendo em muitos casos justamente o "diferencial estratégico", o "molho secreto", a "santo graal" destas organizações.

Estes valores, missões e diferenciais ficam registrados no Plano Estratégico de Negócios, que são comunicados para todo o corpo diretivo e líderes da empresa, servindo como diretrizes para toda a organização. Tais diretrizes serão as bases para os processos de negócios que irão possibilitar uma gestão mais profissional, eficiente e segura, fundamental para as organizações de qualquer porte.

No entanto, o mundo está passado por um quantidade e volume de mudanças, numa velocidade jamais vista na história. Internet das coisas (IoT), Redes Sociais, Mobilidade, Aplicativos Móveis (Apps), Computação em Nuvem, Cidades Inteligentes e Big Data são tecnologias cada vez mais presentes em nossa vida.

O Big Data pode ser visto como um catalisador de todas estas mudanças. Estima-se que até 2020 o volume de informações armazenadas em todo o mundo será superior a 140 bilhões de Terabytes. Estamos falando de dados estruturados (arquivos, planilhas, bancos de dados) e não estruturados (vídeos, imagens, sons), que ficam armazenados em computadores, supercomputadores, dispositivos móveis, na nuvem, dentro e fora das empresas. Além disso, cada vez mais são gerados dados captados através de sensores e outros equipamentos espalhados por rodovias, portos e aeroportos embutidos em automóveis, aeronaves e outros equipamentos de controle espalhados pelas cidades.

Algumas questões vem sendo formuladas nos mais diversos segmentos e empresas:

  • Minha empresa será afetada pelo Big Data? Quando acontecerá?

  • Posso me beneficiar e extrair valor do Big Data? Como?

  • Minha empresa está pronta ou, precisando deste modelo?

Todas as empresas já estão sendo afetadas pelo Big Data, direta ou indiretamente. As empresas podem e precisam extrair valor desta massa de dados. A maioria das empresas ainda não está pronta para utiliza-lo, mas a boa notícia é que, com as novas tecnologias disponíveis, rapidamente se desenvolve na própria equipe de analistas, líderes e executivos o conhecimento necessário para este novo nível de análise.

Conhecendo mais seus clientes através dos dados

As corporações estão passando a olhar o cliente, não somente com base em suas preferências de compras mas também pelos seus interesses e desejos sociais e pessoais, através de aplicativos de inteligência analítica que captam e analisam dados e identificam tendências, algumas dispersas nas redes sociais, outras em pesquisas e compras pela internet e serviços online. Retenção e Desistência de Clientes, Prospecção e Previsão de Vendas passam a ser feitas com muito mais assertividade através de uma ferramenta de Inteligência Analítica

Implementando novas estratégias de marketing

Com as soluções de Inteligência Analítica juntamente com o Big Data, as empresas estão conseguindo maximizar o retorno sobre os investimentos em Marketing, prevendo cenários futuros com base na grande massa de dados disponíveis para análise, influenciando a publicidade, as promoções e o comportamento do consumidor. Análise Predictiva passa a ser viável para todas as empresas.

Adotando a Inteligência Analítica em sua organização

Melhores opiniões são baseadas tanto na experiência e conhecimento acumulado ao longo de anos de mercado, quanto também na exploração inteligente da gigantesca massa de dados disponíveis, que passam a ser explorados através das soluções de Inteligência Analítica diretamente pelos analistas de negócio, com maior autonomia e flexibilidade.

Desenvolvendo novos perfis de profissionais

Capacitar os analistas alocados nas áreas de negócios (Marketing, Suprimentos, Recursos Humanos, Vendas, Finanças, etc.) em conhecimentos e ferramentas Analíticas de Negócios, com capacidade para lidar com grandes massas de dados se tornará mais valioso e importante, trazendo maior retorno ao investimento realizado. O foco do conhecimento começa a mudar gradualmente, passando a não ser exclusivo das áreas de tecnologia mas também para as áreas diretamente voltadas ao negócio.

 

Referências:

Big Data: nova fronteira em gerenciamento de dados - Blog Cesar Taurion - 2014

Porque é tão importante monitorar os clientes nas redes sociais - Hekima - Big Data Business - 2014

Big Data Analytics: Get Deeper Insights From All Available Data - Alteryx Solutions - 2015

 

  • facebook
PALUS

UA-74415265-1

Google Analytics

Google AdSense

Bing Ads

Palus Consultoria de Empresas