Inovação versus Criatividade

 

 

Hoje em dia não basta ser competitivo, é preciso inovar. Seja em produtos, serviços ou processos, a inovação deve fazer parte da sua empresa, para que você possa estar à frente de seus concorrentes.

Por Paulo Silveira

 

Inovação e criatividade são palavras que nos remetem a novidades, mudanças ou descobertas, seja no campo das ciências e tecnologias, seja nas artes e espetáculos ou mesmo no campo do pensamento ou dos valores da sociedade. A palavra Inovação tem origem no Latim INVENTIO, "achado, descoberta", e INVENIRE, "vir sobre, encontrar".

 

Inovação e invenção pressupõe um trabalho criador, intelectual ou sensorial de um ou mais indivíduos. Inventa-se um produto, um aparelho, uma fórmula ou um novo processo de produção.

 

Criatividade, por sua vez, é um processo individual e descontínuo, requer pensamento, razão e emoção e pode levar um instante. O ser criativo tem a capacidade de mudar a percepção de outras pessoas em relação ao mundo exterior.

 

Inovação é um processo organizacional, requer ação, produção, continuidade, e para uma empresa significa a capacidade desta companhia mudar a realidade, o mercado ou a própria sociedade, ou seja, em último caso, o próprio indivíduo. Veja os efeitos que a própria Internet, Mobilidade e Cloud Computing, tem causado no desenvolvimento cognitivo (atenção, memória, raciocínio, pensamento) das crianças e jovens, ou então nas mudanças de convívio e valores sociais decorrentes do advento das redes sociais.

 

Inovação e Criatividade podem ser desenvolvidas em qualquer empresa. As empresas líderes e inovadoras (Amazon, Nike,Target, Google, Apple, etc.)  já possuem e investem muito no processo de inovação. Mas na grande maioria das empresas, a inovação é tratada como se fosse uma "sacada", um "insight" de algum gênio, quase como uma obra do destino, do qual não se tem nenhum controle e algumas vezes se perdem no tempo.

 

Em 1968, Spencer Silver desenvolveu um produto que não tinha ainda um mercado definido. Durante nove anos a invenção ficou em estado vegetativo, até que o colega de Silver, Art Fry propôs uma aplicação do novo produto. A empresa: 3M, eleita a empresa mais inovadora do Brasil. O produto: o Post-It. Nos 30 anos seguintes, a marca Post-It® cresceu e hoje representa receitas superiores a US$ 1bilhão.

 

Existem vários tipos de inovação que podem ser desenvolvidos em uma empresa, como Inovação de Marketing (Ex. Nike Air Jordan), Inovação de Produtos (Ex: Apple iPad), Inovação de Processos (Ex. Net Flix) além de Inovação Organizacional, Modelo de Negócios e Cadeia de Suprimentos.

 

Saiba se sua empresa está aproveitando todas as oportunidades, sendo realmente Criativa e Inovadora em seu ambiente de negócios.

Referências:

What managers can learn from great philosophers - Prof. Luc de Brabandere - Centrale de Paris

TED Ideas worth spreading - www.ted.com 

  • facebook
PALUS

UA-74415265-1

Google Analytics

Google AdSense

Bing Ads

Palus Consultoria de Empresas