Por que minha empresa precisa de um Planejamento Estratégico?
 

Às vezes achamos que precisamos apenas de uma boa idéia, energia e um pouco de conhecimento do mercado que queremos atuar, mas o mundo real dos negócios exige muitos mais que isso, requer planejamento

 

Por Paulo Silveira

 

Imagine que você decidiu fazer um bolo de aniversário, ou então um prato para o almoço de domingo, sem ter uma receita. Se você não é um Chef ou cozinheiro, qual seria o resultado? Desastroso, provavelmente. Faça esta analogia para uma empresa, que você decidiu montar. O Planejamento Estratégico é a "receita" e a empresa, o "bolo".

 

Componente essencial para montagem, desenvolvimento e gestão de todo e qualquer empreendimento, o planejamento estratégico sistematiza como uma empresa deve funcionar, para atingir seus objetivos.

 

O planejamento estratégico vai possibilitar ao empresário ter um olhar mais amplo de sua empresa e de tudo que ocorre ao redor dela: produtos e serviços que serão comercializados, concorrência, mercado, cadeias de valor, ameaças e oportunidades, ou seja, a vida da empresa.

 

O mercado talvez nunca tenha sido tão competitivo. A cada dia presenciamos uma novidade em termos de produtos, serviços, tecnologia, processos e empresas. Essa velocidade faz com que o que era inovador, em pouco tempo se torne obsoleto.

 

Fatores externos e internos contribuem para que os empresários fechem prematuramente seus negócios. No entanto, muitos poderiam diminuir este risco, fazendo um planejamento mínimo para o negócio, que possibilitasse uma visão mais ampla, avaliando o comportamento da empresa e preparando-a para os novos desafio.

 

 

Podemos considerar os elos desta corrente sendo os componentes vivos ou inanimados que formam a empresa, justificam sua existência, e fazem com que ela seja sustentável: clientes, funcionários, proprietários ou acionistas, fornecedores, parceiros de negócios, sociedade ou comunidade, mercado, produtos e serviços e principalmente, os processos que interligam todos os componentes.

 

Ao sistematizar todos estes componentes, podemos tomar ações ordenadas, planejadas e distribuidas de forma organizada por toda a empresa. Estas ações práticas são chamadas de processos.

 

O planejamento estratégico é um processo contínuo, normalmente realizado no final, ou no começo de cada ano, onde avaliamos a situação em que a empresa se encontra, os resultados financeiros, o que precisa ser melhorado, quais os investimentos necessários, quais profissionais precisam ser substituídos, treinados, contratados e premiados, quais ações de promoção e marketing precisarão ser feitas, que tipo de desenvolvimentos nos produtos e serviços o mercado está pedindo, o que os concorrentes estão fazendo e seu posicionamento em relação à empresa.

 

Tudo isso realizado de forma racional, pelos líderes da empresa, com foco em atingir o sucesso da empresa no longo prazo. Os desafios sempre existirão, mas se não soubermos quais são, não teremos com prever e quais soluções deverão ser aplicadas.

 

  • facebook
PALUS

UA-74415265-1

Google Analytics

Google AdSense

Bing Ads

Palus Consultoria de Empresas