top of page
Artigos sobre Comportamento e Gestão

Tipo, como fazer para parar com o vício de linguagem "tipo"

04-08-2019

Add News Story here

Paulo Silveira

Na história da humanidade, diversos tipos de líderes se destacaram, conduzindo, inspirando, incentivando e motivando milhões de pessoas, para o bem ou para o mal, e muitos deles citavam a importância dos pais para a formação dos valores que eles levaram consigo. Martin Luther King, Mahatma Gandhi, John F. Kennedy, Margareth Tatcher, Napoleão Bonaparte, Nelson Mandela, Mikhail Gorbachev, Bernardinho, Hortênsia, entre tantos outros. A pergunta que deve ser feita é: "Que tipo de liderança precisamos agora?"

Paulo Silveira

Homens ou mulheres, todos nós temos certo descontrole quando estamos perante um momento de consumo. Homens costumam se sensibilizar mais perante um carro novo, dentro de uma concessionária. As cores, o cheiro, as pessoas são cuidadosamente selecionadas para causar a melhor impressão, e potencializar a venda. As mulheres também, tanto com carros mas também com bolsas, sapatos e outros produtos que as tiram do sério.

Verificamos que as mudanças empresariais surgem primeiro nas grandes empresas e multinacionais, e num segundo momento, chegarem nas médias e pequenas empresas. Esta mudança organizacional ocorre, por exemplo, nas relações internas da empresa, onde cada vez mais a estrutura hierárquica, milenar e tradicional,  vem cedendo espaço a um novo modelo organizacional.

Isaac Newton disse "O que sabemos é uma gota, o que ignoramos, um oceano". Gustavo Flaubert escreveu "... que o espírito vagueia por aquela extensão sem limites, ... que nos eleva a alma, e nos dá idéias do infinito". Chan Kim e Renée Mauborgne, do B.O.S. Institute, sugerem como estratégia a ser aplicada para empresas que querem inovar.

Paulo Silveira

A Alegoria da Caverna conta a história de um grupo de pessoas amarrados em uma caverna, que só conseguem ver imagens que são projetadas por uma fogueira nas paredes da caverna. Uma das mensagens que podemos extrair dá conta o quanto o ser humano está preso a pensamentos e crenças, antigas, ...

Please reload

bottom of page